quinta-feira, 9 de abril de 2009

Reavalie seus hábitos


O que irão ler aqui, é um pouco do que pude perceber através dos meus estágios de enfermagem, citando alguns exemplos, vão notar como é útil uma vida equilibrada.

Em primeiro plano pode-se entender que a doença (manifesta e aparente), como um conjunto de elos casuais, predisponentes e desencadeantes, que se superpôem e se interligam sequencialmente, até que os sintomas apareçam. Quanta coisa deve acontecer antes de um infarto do miocárdio? Exemplo próprio para tal, em primeiro lugar, vem a predisposição hereditária, um fator previsível às vezes, porém não diagnosticável. Em seguida vêm os hábitos alimentares, como a ingestão excessiva de gordura saturada, a dieta pobre de fibras, o consumo de sal em excesso e de estimulantes como o café, o uso regular de álcool e principalmente a ingestão calórica excessiva. A esses fatores adiciona-se o tabagismo, o sedentarismo, as preocupações do trabalho e do ritmo da vida de hoje. O peso corporal vai progressivamente aumentando e a resistência física vai diminuindo, sem que o indivíduo, até este momento, apresente qualquer queixa ou sintoma especifico. Seus exames de rotina podem estar perfeitamente dentro dos intervalos da "normalidade" e mesmo a sua pressão arterial e sua frequência cardíaca ainda são considerados "normais".
É evidente que essa pessoa se julgue e também seja considerada sadia, mesmo por seus médicos. E quando repentinamente, a pessoa vem a ficardoente (como normalmente se interpreta) sente uma dor no peito (angina) ou uma forte cefaléia, acompanhada com aumento brusco de pressão arterial (crise hipertensiva), que podem evoluir para um infarto do miocárdio, ou para quem sabe, um derrame cerebral.
Na realidade este agora paciente, já estava doente havia muitos anos, ninguém sabia nem mesmo ele. Contudo, a cura não seria apenas a medicação em si, sim ela pode manter os índices do paciente sob controle por algum tempo, sem que isso o cure ou mesmo melhore sua qualidade de vida.
A cura deve atuar nos fatores casuais e permitir que o organismo, por si só, se restabeleça. Curar significa, em muitos casos, adotar mudanças drásticas nos hábitos e na forma de encarar a própria vida, mas significa também, comprovada e refutavelmente, reduzir as placas de ateroma, baixar a pressão arterial, diminuir a frequência cardíaca, melhorar a irrigação do músculo cardíaco, reduzir os níveis de glicose e de colesterol e diminuir o peso corporal, enfim, levar o organismo de volta ao tempo em que era sadio. Embora seja para muitos um processo árduo.

Então, coloquei como exemplo o infarto do miocárdio, pois foi o que notei ter mais "volume" no hospital, minha gente os índices são bem alarmantes, não custa mudar um pouco seus hábitos para garantir um futuro saudável. Pense bem antes de comer aquela costela recheada de gordura, pense para onde irá tudo isso, deixar de lado a parte gordurosa, já é grande coisa; se realmente ama sua vida, cuide bem dela. Se até os jovens estão propícios a ter um infarto, imaginem quem se descuida a anos; pare por aqui e reorganize-se, permita-se viver mas viver bem, saudável e feliz.
Ao menos uma boa tec. em enfermagem irei ser e farei todo o possível para fazer a diferença, depois de tudo que presenciei, aproposito quem se interessa pela Enfermagem, ou por qualquer outra especificação dentro da área de saúde, siga em frente, é uma ótima escolha, a qual vai aprender muito e com toda a certeza irá valorizar muita coisa que talvez não tivesse tanta importância antes desta experiência.


2 comentários:

Felipe Luz disse...

rs*, me relaciona ai Moça...

^^

http://luzeseuspensamentos.blogspot.com/

E meu vc precisa me ensinar a escrever... xD

... disse...

ahaha acho q ñ é uma boa ideia...tem errinhos de concordancia por aqui rsrs e bom são post. espontâneas por isso...